quarta-feira, setembro 19, 2007

NA CAMA COM...


Hoje senti pela primeira vez pena de não ter um destes blogs concorridos e participados.
Sei que só o divulgo a amigos e familiares próximos, que não sou de manobras publicitárias e o que escrevo não é de interesse público em geral, no entanto: Tenho pena!...
É que hoje dava-me mesmo jeito um públicozito mais numeroso.
Quem leu o último post (duas pessoas, que eu saiba…) descobriu a minha faceta de cientista de teorias estapafúrdias, pelo que esta minha revelação ao mundo me encorajou a divulgar uma das minhas pesquisas de anos, podendo através deste espaço recolher mais e novos dados que sustentem, ou refutem a minha tese de que:

“Na maioria dos casais a mulher dorme à direita do homem”

Então, caros leitores, lanço aqui as minhas questões:
Dos casais que conhecem, qual a predominância na posição de dormir?
Qual é a vossa explicação para o facto de um ou outro dormir de um determinado lado da cama, caso verifiquem predominância?
Nos casais homossexuais verificam alguma predominância nalgum dos elementos do casal que vos apontem para uma tendência com um padrão comum?

Eu, claro que tenho uma explicação lógica para o facto de que há uma predominância no posicionamento de mulher e homem, que revelarei a seu tempo...
Fico a aguardar a vossa participação, sem desculpas (que não sejam atestados médicos idóneos) para os não colaborantes.

18 comentários:

trutasalmonada disse...

vou já começar o meu interrogatório aos desavisados (he, he, he, preparem-se para as questões vindas do nada)

ff

susana c. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
susana c. disse...

A não representividade das respostas não te permitirá formular teoria porém, vamos ver se descobrimos alguma orientação para a pesquisa
Relativamente à tua hipótese de partida, tenho que introduzir aqui uma variável: a posição. No meu caso, se ele dormir de barriga para cima efectivamente significa que durmo à sua direita. Como ele costuma dormir de barriga para baixo fico, na maioria das vezes à sua esquerda. Agora respondendo, em concreto, às tuas questões: (a menina anda muito curiosa, ultimamente!)
1.praticamente sempre me deitei do lado esquerdo das camas onde dormi. Adoro camas largas mas delicio-me em adormecer na fronteira próxima do candeeiro e…da porta. Este é o verdadeiro motivo. Gosto de estar próxima da porta (ainda não psicanalisei a fixação com este elemento e daqui se depreende facilmente o porquê das vezes que dormi no lado direito). Além disso, se eu acordar “aflitinha” ao meio da noite, ainda ensonada, vou preferir arrastar-me até ao WC pelo caminho mais curto; depois há a porta.
2.Pessoalmente não cedo a minha predilecção. Procurando generalizar vasculhei na memória algumas conversas em que me foi permitido tirar ilações a respeito deste assunto, avanço com duas hipóteses mas um elemento central que é a proximidade da porta. Nos casais heterossexuais temos, por lado a questão fisiológica que afecta mais as mulheres e depois há a questão dos filhos. Constatei que, normalmente, é a mulher que vai ao chamado de um(a) filho(a). Lamentavelmente a desigualdade de género no domínio doméstico, profissional e educacional ainda é uma realidade.
3.Preferências não têm opção sexual. Mas isto é vago. Se houver um padrão de preferência que vá mais além do que a fixação pela porta ou a quantidade de líquido(s) que conseguimos suportar vamos, certamente, descobri-lo aqui.

José Pedro Viegas disse...

Minha amiga Sy.
Tenho uma historia/meia teoria que passo a narrar.
Era uma vez um casal muito pobre que vivia numa casa pequena, como pequeno era o quarto e a cama.A cama, essa estava encostada á parede. Ora o homem dormia precisamente desse lado e todas as noites para se deitar tinha de passar por cima da mulher.Assim, viviam felizes e preenchidos.
Mas a vida melhorou.
O casal comnprou uma casa maior e um quarto maior que tinha uma cama mesmo a meio do quarto.
Quando o homem se deitava, dava a volta pelos pés da cama e quando se levantava fazia o mesmo.
Deixou de passar por cima da mulher e separaram-se pouco tempo depois.
Como tal... mais vale pobre, lol.

syl disse...

Truta:
Conto com o teu necessário contributo.

Susana:
Como esclerecimento, quando disse dormir à direita do homem, partia da posição de barriga para cima (do homem, o meu referêncial para o caso).
E afinal, conto-te como fazendo parte da minha teoria, ou se mudares para o teu quarto vermelho já vou ter que te riscar?

Pedro:
Para reflectir essa tua história...
Assaltam-me questões como: Foi ele ou ela quem pediu a separação?
Será que o exercício de dar a volta à cama era demais para o pobre homem?
Será que compraram também uma TV, para entreter?
E finalmente... de que lado afinal dormia a mulher?

alice disse...

Tentando responder às tuas questões:
1ª- Dos casais que conheço, todas as mulheres dormem à direita do homem (de barriga para cima),à excepção de uma, que dorme à esquerda do seu marido, isto porque ele é canhoto, Será?...
2ªEu julgava que dormia do lado direito porque; era mais perto da porta, as necessidades fisiológicas não me obrigavam a caminhar tanto, podia ir e vir a dormir, a criança vem ter sempre comigo de noite, enfim todos esses blá, blás...
3ªDesculpa, quanto a esta questão não poderei responder, pois é uma realidade que desconheço.
Espero que o meu contribuido seja de alguma utilidade para a tua pesquisa.
Boas conclusões!
Beijos

syl disse...

Alice,
Obg amiga, mais confirmações para a minha parva teoria.

syl disse...

Aviso à navegação:
A minha explicação nada tem que ver com a porta, xi-xis e miúdos.
Não deixem de participar e... "Me aguardem!!!"

susana c. disse...

no quarto vermelho continuo do lado da porta. a meio da noite poderei, eventualmente, trocar de lugar :)

syl disse...

Sus:
Fazes bem... é preciso saber gerir o cansaço ;)

trutasalmonada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
trutasalmonada disse...

eu to fraquita nas investigações, até agora a única coisa que sei é na minha família as mulheres dormem todas à eu estou fraquita nas investigações, até agora a única coisa que sei é na minha família as mulheres dormem todas à esquerda dos homens, coincidentemente ou não todas têm a cama posicionada na mesma orientação relativamente à porta, será genético? os esquerdinos são minha mãe e meu irmão (servirá isto para justificar minha cunhada manter a tendência geral da família não tendo herança genética?), ser-te-ão estes dados úteis? fico a 'aguardar'!!!???!!
ff

Anónimo disse...

eu durmo quase sempre por cima...e he he eh

syl disse...

Antes de mais parabéns ao anónimo(a) que tem uma acrobática e original posição de dormir, e que deve ter portanto um(a) bom/boa “colchão”.
O seu contributo, no entanto, não serve a minha teoria, pelo que lamentavelmente não o irei considerar. Agradeço a participação e peço a valiosa opinião em sondagens futuras.

margarete disse...

olá Syl!

obrigada! graças a ti estou para aqui a rir que nem perdida!

não sei pq, mas não me apetece responder aqui... vê lá... o aborreceimento... agora teremos de combinar um encontro, acredita que a minha experiência será valiosa para baralhar a tua teoria :P

beijinhos!

syl disse...

Margarete,
Fiquei muito contente com a tua participação, 1º porque não é sempre que se recebe a visita de alguem tão "lindo" e de tão ilustre blogger, 2º porque já andava triste por ninguem se interessar por esta pesquisa e tese de quase uma vida, nem ao ponte de me solicitarem a divulgação da minha teoria, 3º porque a tua não resposta indicia que serás provávelmente quem se aproximou efectivamente da minha tese absurda (ou talvez não...) estou ansiosa pelo encontro onde as iremos revelar uma à outra, suspeito que será no mínimo tão divertido como a caminhada no Choupal em que a revelei às minhas meninas Fát e Sus.

margarete disse...

a honra é minha, Syl, em estar aqui em suave cavaqueira contigo :)

quanto ao resto (agora imagina-me a convulsar risos maléficos) "a tua não resposta indicia que serás provávelmente quem se aproximou efectivamente da minha tese absurda (ou talvez não...)"
ou talvez não...ou talvez não...ou talvez não... :D

temos de combinar isso, sim sim sim!

Anónimo disse...

Querida homónima,
já há algum tempo que nao passava por aqui, por isso só agora vejo estas tuas questoes.
1o - No casal pais, a mae dorme do lado direito (tanto no quarto novo como no quarto antigo e em ambos a porta fica +perto do lado dto), mas se a memória n me falha, na casa velha (de onde saímos há 20anos) a mae dormia do lado esquerdo (lado +perto da porta) e a cama tb estava encostada `a parede (pai fazia o mesmo q o homem da história q o Pedro contou);
no casal mana +velha, a mana dorme do lado esquerdo (tanto na casa nova como na antiga)e a razao, digo eu, deve ser porque é o lado mais perto para a deitar qd adormece noutro lado qq :) ;
no casal amiga, ela dorme do lado direito ou esquerdo conforme a casa (tem mudado várias vezes) e conforme o lado em que fica o candeeiro - como é a 1a a adormecer fica do lado oposto.
2o - No meu caso: actualmente durmo do lado esquerdo, mas sp que durmo na Mina durmo do lado direito. Razao: durmo do lado oposto `a janela! Detesto acordar c luz, por isso prefiro dormir onde consiga "escapar" melhor `a luz matinal.
3o - Os casais homo q conheco estao longe para lhes perguntar de q lado dormem, mas a única vez q estive num quarto de 1 casal homo a única coisa q pensei foi: "como é q 2pessoas tao grandes dormem numa cama tao estreitinha?!?" :)

P'ra semana estou em Pt, quero conhecer a tua teoria!!!
bjnhs